sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Olimpíada Nacional de História do Brasil - Sistema de Avaliação

Por que questões de multipla escolha com mais de uma alternativa correta?

As perguntas de nossa Olimpada utilizaram o formato da multipla escolha, com quatro alternativas (a,b,c,d). Entretanto, embora esse fosse o formato, na realidade o nosso sistema de avaliação escolhido e semelhante ao de uma prova dissertativa.

O conhecimento historico mostra-se um conhecimento em que respostas plenamente exatas, do tipo "sim ou não", podem se mostrar ardilosas.

Alem disso, versões dos acontecimentos encontradas em livros didáticos são questionadas por outros livros; novas pesquisas acadêmicas, a descoberta de novas fontes de pesquisa ou a revisitação a antigas fontes de pesquisa, mas com um novo olhar, estão sempre gerando outras interpretações possíveis.

Como fazer isso se expressar em um teste de multipla escolha?

A nossa opção foi contemplar diferentes níveis de acerto:
  • uma alternativa estava errada - VALOR 0
  • uma alternativa contemplava uma leitura mais imediata (compreensão do enunciado) - VALOR 1 
  • uma alternativa contemplava a informação histórica mais contextualizada trazida pela equipe (informações históricas) - VALOR 4
  • Uma alternativa permitia, além dos passos anteriores (leitura e informacão) uma certa extrapolação, ou a compreensão de conceitos e processos historicos. Essa era a alternativa a que atribuímos a maior pontuação. - VALOR 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário